terça-feira, 17 de abril de 2012

 Módulo 06 - Gestão de Educação Escolar


   Neste módulo falamos muito sobre administração e gestão da escola, onde acontecem mudanças diariamente na organização da escola e na sociedade, que é a aceleração dos avanços tecnológicos, a globalização do capital e as transformações nas relações do trabalho, como é perda de direitos sociais, que trouxeram mudanças para as políticas de gestão e de regulação da educação no Brasil.
   É que administrar uma escola ou uma empresa tem que planejar tudo antes, pois são muitos os desafios a serem enfrentados.
   Falamos também sobre a diferença entre ser líder e ser chefe, pois o líder sempre esta atento ao seu serviço e a dos seus companheiros, pois qualquer problema que tenha acontecido ele sempre chama todos para uma conversa para descobrir onde esta o erro e resolver de uma maneira que seja o melhor para todos. Ao contrário do líder o chefe, quando acontece algo errado ele já sai logo acusando alguém pela falha e exige que o correto seja feito imediatamente. Pois afinal, quando uma empresa vai bem ou mal o chefe sempre esta sendo elogiado ou cobrado.
   Falamos também sobre a gestão democrática da escola. Onde tivemos dinâmica a “barca” onde fala sobre o trabalho em grupo, pois não é fácil conviver em sociedade, onde cada um tem modo de pensar, agir, seus costumes, suas crenças, e que nós devemos respeitar os outros para eles nos respeitem também, pois quando todos cheguem num bom censo, teremos um resultado melhor em tudo que fazemos.
 Cursista: Adriana Gonçalves Siqueira

Tema: Trabalho sobre Ética e Trabalho sobre Gestão Democrática

Na aula do dia 19 de fevereiro de 2011, a tutora Érica dividiu os grupos por escola, mas como os funcionários das escolas Bairro Cerâmica e Sebastião de Paula são poucos, foi formado um só grupo, mas sendo feito dois trabalhos para cada escola, e o tema abordado foi Ética, fizemos uma pesquisa para saber quais tipos de ética existente, para começar a confeccionar os cartazes, nos reunimos nas dependências da escola Bairro Cerâmica, todas as cursistas do grupo compareceram, cada uma se prontificou à fazer algo, e com a união e entusiasmo do grupo foi possível o termino deste, que ficou exposto nos murais das escolas por alguns dias.
Como os grupos já estavam estabelecidos, na aula do dia 14 de maio de 2011, a tutora Érica não precisou formar os grupos, apenas orientou os cursistas de que deveriam fazer um trabalho sobre Gestão Democrática, a mesma sugeriu que déssemos inicio ao trabalho naquele mesmo dia na sala no horário do curso, então entregou aos grupos moldes das letras e dos menininhos para que começássemos os recortes, e demos continuidade em uma outra data na casa da cursista Eunice, onde se deu o termino do mesmo, que também ficou exposto por alguns dias nas escolas.
Estes cartazes, painéis, além de ser trabalhos são também momentos de descontração, questionamentos, auto-avaliação, servem também para conhecer um pouco mais os colegas de trabalho, e a participação dos integrantes foram essenciais para a exposição de belos painéis.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário