terça-feira, 17 de abril de 2012

Módulo 08 -  PRODUÇÃO TEXTUAL NA EDUCAÇÃO ESCOLAR 
   Nesse módulo aprendemos a fazer requerimento, ofício, memorando, carta, circular, carta de solicitação, atas. Confesso que este foi o módulo que tive mais dificuldades, tivemos que reunir várias vezes com minhas colegas cursista para resolver. Fiz uma biografia, onde eu escolhi uma pessoa da minha escola para escrever um pouco de seu trabalho e da sua vida em geral, que foi minha coordenadora Roseni. Vimos que a comunicação escrita, entretanto, dependeu da invenção da linguagem, primeiro gestual e, depois oral. E que essa trajetória levou milhares de anos, e antes disso, outros modos de comunicação eram experimentados, com a utilização da luz de fogueiras, som dos tambores e de desenhos. Vimos também à importância da clareza e coerência na produção de um texto, facilitando assim a vida de quem lê.
   Trabalhamos em grupo também onde expressamos nossa opinião, visão e sentimentos em relação a imagem do Menininho da pág. 30, que é de um menino pobre caminhando com os pés no chão, onde confeccionamos um cartaz com a figura e com o titulo 12 de Outubro Dia das Crianças, com uma frase, toda criança tem que ter seus direitos respeitados como alimentação, saúde, moradia e outros.
   No final do módulo teve um texto muito interessante falando de água.
   Que no Brasil, cerca de 40% da água tratadas e distribuídas pelas companhias de abastecimento é de desperdiçada em vazamentos e outros problemas na distribuição. E que em casa, desperdiçamos muitas águas, no simples gestos do dia-a-dia, devemos sempre nos conscientizar que água é um bem muito precioso por isso devemos cuidar muito do meio ambiente e da natureza em geral, pois não é possível viver sem água.
Cursista: Adriana Gonçalves Siqueira


Na aula do dia 16 de julho de 2011, a tutora do curso Érika dividiu a turma em três grupos e cada grupo de cursista teria que desenvolver uma atividade naquela aula. O meu grupo ficou responsável em criar um cartaz para colocar no mural da escola, em comemoração ao dia das crianças, ilustração com a imagem da página 30. Nós conversamos cada um expôs sua idéia e foi decidido que iria colocar uma cópia colorida da imagem, mas bem ampliada, usaríamos duas cartolinas colada uma na outra. Iríamos colar a imagem no centro das cartolinas, escrevemos uma frase sobre o dia das crianças, depois ilustramos o cartaz, com a colaboração de todos os cursistas e apresentamos nosso trabalho aos demais cursistas da sala.
Cursista: Eunice da Silva Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário