sexta-feira, 13 de abril de 2012

Módulo 3 – Homem, pensamento e cultura: abordagem filosófica e antropológica  
5/02/ 2011
Tema: Linguagem de sinais
Palestrantes: Professoras – Juceli e Roseli
Esta pequena palestra ministrada pelas professoras Juceli e Roseli, fez com que eu percebesse ainda mais a importância da linguagem de sinais principalmente para quem trabalha na área da Educação independente de qual for o posto exercido.
A meu ver todos os educadores deveriam, ter se não tudo mas, ao menos um pouco de conhecimento da linguagem de sinais, porque assim facilitaria a convivência dentro de uma instituição escolar, como também em qualquer outro lugar.
Elas mostraram que além dos gestos com as mãos, as expressões faciais também mostram que tipos de sentimento estão sentindo, e a importância de conhecer esse mundo dos não ouvintes que é totalmente desconhecido por mim, mas que aguçou minha curiosidade por conhecer esse fantástico mundo dos sinais, fico fascinada quando os vejo conservando.
Esta linguagem brasileira de sinais foi reconhecida em Mato Grosso do Sul através da lei nº1.693, de 12/09/1996.
Módulo 3  dia 19/02/2011
Reflexão final do módulo
Este módulo foi cheio de descobertas, palavras que eu nunca tinha ouvido a importância da linguagem de sinais tanto no ambiente escolar, como fora dele e não é apenas para os não ouvintes, que é importante, para os ouvintes também, para que possam conversar, ter um melhor entendimento. Neste módulo aprendi também que cultura são conhecimentos, valores são crenças e quando adquirimos essas e outras culturas construímos nossa própria maneira de viver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário